segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Janeiro chegou com o Inverno e a História do Gigante egoísta.

Hoje foi o primeiro dia do ano 2016 no Jardim de INFANCIA.  Todos tinham novidades. Uns sobre viagens, outros sobre prendas, jantares, festas, borreguinhos que nasceram enfim, um "mar de vivências".

Esperavam as crianças pelo conto que lhes tinha destinado para hoje. Estavam calmos e senti-os predispostos a ouvir mais uma história. Esta de Oscar Wild, o "Gigante egoísta".  Vi em todas as crianças a raiva ao gigante por não deixar as crianças brincar no seu jardim, senti-os em consonância comigo quando lhes falava nos cheiros da primavera, ou no frio que da neve do Inverno. A história é linda. Deixo-vos o endereço para a poderem ler se assim o entenderem. A história ouvida na sala foi contada por mim e projetada em power point. Esta que vos deixo é contada em Brasileiro.

A atividade que se fez relacionada com o conto foi o levantamento de palavras que ouviram na narrativa. Fizemos o registo escrito e pitográfico. Os mais velhos, fizeram uma ficha fonológica com estas palavras. 

Os mais novos, sentiram-se entusiamados em decorar as coroas para o dia de reis. Uns cortaram os papeis decorativos e colaram na coroa tendo em conta alguma organização no espaço desta. Outros, de forma arbitrária com a cola a abundar nas suas mãozitas.

O dia teve um balanço muito positivo tanto nas relações entre todos como na predisposição em seguir a rotina da sala e absorver coisas novas.

Vamos ver que história contam em casa...

Sem comentários:

Enviar um comentário