quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A história da semana "A maior flor do mundo", o registo desta flor, Ser maior ou menor, Quantos são? Tantos como...


Deixo hoje o registo dos últimos três dias. As minhas desculpas de não colocar a informação diária mas outras atividades para o jardim  têm ocupado muito tempo. 

A história desta semana foi  "A maior flor do mundo" de José Saramago. É linda. Deixo-vos a localização no Youtube para ouvirem o vosso filho a contá-la.


A história foi escolhida por mim e contada pelo colega Fausto responsável pelas bibliotecas.



Foi depois proposto ao grupo o registo da história através de uma flor onde todos pudessem participar

A maior flor do mundo foi-se fazendo à medida que grandes e pequenos lhe davam um retoque.
Neste dia e para que não se esquecessem do conteúdo do conto, fizeram uma ficha pictográfica onde tinham que assinalar as personagens que entravam na história.

Falámos da história, contámo-la com palavras, pois no filme as palavras são omitidas a maior parte do tempo.

Fizemos ainda jogos com os conceitos de maior e menor.  Usámos os tubos de papel trazidos de casa, classificámos-los e ordenámos por tamanhos.

Na terça feira o registo mais significativo andou à volta da pintura em que pela primeira vez foi atividade dirigida no sentido de se  utilizar pincéis de várias espessuras. Recorri a um modelo em que tínhamos que pintar tantas meninas gémeas como  as crianças que estavam na mesa de pintura. Participei na atividade fazendo a minha pintura e fui questionando. De que cor pintamos a cara? E agora os olhos que pincel podemos usar? .... No final da produção fizemos algumas gémeas quase iguais mas feitas com prazer.
Quarta feira foi um dia dedicado à matemática. Contar, comparar e colocar tantos como...
O grupo dos meninos de 4 anos tiveram hoje a atividade virada para si. os meninos mais velhos serviram de professores.


 Quantos tubos? Quantas latas? Temos mais tubos ou mais latas?
 Estas perguntas foram difíceis!!!!!
Uns diziam mais tubos , outros mais latas. Contavam e voltavam a contar mas não concluíam.
Um dos meninos mais velhos quis explicar. 
 "Temos 6 tubos e em cima de cada tubo temos uma lata, por isso temos tantos tubos como latas"


Fizeram depois os mais velhos uma aldeia com seis casas e cada casa tinha que ter dois carros. Quantos carros havia na aldeia?

Os meninos mais novos tiveram que contar 5 palhinhas, e a cada palhinha juntar um circulo. Quanto círculos fizeram?





Sem comentários:

Enviar um comentário