sexta-feira, 15 de maio de 2015

o Apanhado da semana ( terça quarta, quinta e sexta feira). natação, passeio à mata, medições e construções.


Dia 12,13,14,15 de Maio


Hoje faço um apanhado das atividades mais relevantes desta semana.

Terça feira

A natação correu muito bem para os que foram para dentro da piscina. Todos participaram nos exercícios propostos. o numero de crianças que está a largar as braçadeiras para pôr o cinto são cada vez mais. Todos estão felizes dentro de água. Alguns ainda têm receio de saltar mas não o deixam de fazer.

O período da tarde foi para acabar as tarefas iniciadas no dia anterior e para projetos individuais, deixo alguns registos destes projetos de pequenos grupo:





Quarta feira

Hoje fomos ao mercado comprar brenhol e depois seguimos para a mata.
Foi uma manhã muito agradável. Comeram primeiro e depois brincaram.
Na parte final da manhã fizemos jogos com o grande grupo. A História da semana deu até para a explorarmos ao nível do jogo e num mata. perguntem aos vossos filhos. Eis um pequeno filme. ( para o verem com ecrãm cheio carreguem no canto inferior direito).


 

No período da tarde os mais velhos estiveram a fazer jogos relacionados com a matemática e os mais novos a acabar de ordenar as imagens que dão a sequencia da história. não disse antes que as imagens da história foram picotas e depois coloridas. A sequência foi a fase final.
Foi interessante o diálogo que as crianças tiveram a nossa confidente ( a girafa Violeta). Contaram-lhe todas as vivências, o que mais gostaram, como brincaram e até lhe explicaram as regras dos jogos ali feitos. ( Uma forma de relembrar um acontecimento vivido descrevendo todas as situações.) Deixo-vos a forma que usei para que as crianças descobrissem a multiplicação.



Organizaram os bonecos em grupos de 12 ( 1 duzia), no final tinham que referir quantas duzias fizeram e contar quantos bonecos tinham. Por exemplo 4 filas x12 bonecos. Uma criança conseguiu chegar ao calculo somando 10+10 e depois 2+2. A maioria partiu para situações mais reduzidas como por exemplo uma duzia é um par cinco vezes. duas duzias é um par 10 vezes... A forma como cada um organizou os bonecos também foi interessante. Uns muito linearmente parecendo um exercito, outros, como se fosse um circo em que faziam malabarismo
Qualquer das formaturas tinham 12 elementos.


Quinta feira 

Hoje a atividade experimental foi medir. para medirmos tivemos que arranjar o medidor. Optámos por usar uma régua. Medimos quase todos os objetos da sala que nos pareceram fáceis de fazer esta operação. Os resultados vieram assim:
A altura da mesa são duas réguas e 20 ( 20  são os cm.) Registámos numa grelha que cada um construiu.



 Aqui nesta imagem podemos ver uma mesa ( mediram a altura dos pés), O armário dos jogos, o computador, e a última não identifico.

Sexta feira 

No dia dos brinquedos de casa tudo se torna diferente. Tivemos experiências menos boas ao longo do ano, mas neste momento sinto orgulho em vê-los brincar. São criativos, brincam em grupo e vão falando mais baixo... Hoje fizemos jogos de memorização em que uma criança se oferecia para ser observaa pelos amigos e depois retirava-se. Colocava um adereço infimo e aparecia de novo. Os amigos tinham que referir o que tinha de novo. Também experimentamos o contrário, em que retirava algo que tinha consigo. Foi interessante e participativo.


Sem comentários:

Enviar um comentário