terça-feira, 19 de maio de 2015

As lendas e a representação.

Terça feira dia 18 de Maio

 Hoje a manhã foi igual ás outras, ausentei-me para consulta na segunda parte da manhã mas os grupos ficaram ocupados.
O grupo dos mais velhos fez grelhas em que escolheu objetos que representou graficamente e preencheu outro campo com a inicial do nome do objeto. 

Os mais novos fizeram num primeiro momento jogos oralmente, em que tinham que referir o som do primeiro fonema de palavras relativas a objetos que nos cercavam. Depois construiram a partir de um circulo a sua cara. Foi um processo livre orientado pela Carla.

No período da tarde fizemos a representação da lenda do Adamastor, do Milagre das rosas e do Camões.

As primeiras personagens foram voluntários e as secundárias foram sugeridas pelo adulto. Todas as crianças participaram. 

Nesta tarde estivemos a ver quantas naus levou Vasco da gama na sua viagem, quem foram os outros comandantes, como se chamavam as naus e por onde passaram.

Definimos o enleamento dos sketchs ( pequeno teatro).

Foi lido e recitado por parte do adulto a poesia para o camões, experimentaram as donzelas passear-se em frente ao Camões, fez-se uma batalha com os mouros e por fim, os lusíadas...

O milagre das rosas está em pé. Depressa as crianças apreenderam as falas.

O Adamastor vem sendo construido aos poucos. Hoje fizemos jogos de maneira a que todos aprendessem e retivessem o nome dos comandantes dos barcos  e dos barcos. mais importantes da viagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário