quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Numerais ordinais e numerais cardinais. As marchas de carnaval


   Quarta feira dia 21

Hoje a conversa da manhã foi rápida, brincámos depois com os algarismos. 
'Quem é o vizinho do algarismo 3?"
 A esta pergunta surgiu a resposta "4".
 E o 2 não é vizinho? " 
É é!
De 1 a 10 a maioria das crianças identificaram a "vizinhança".

Mudou- se depois o jogo para um nível a cima. 
- Quem é o vizinho maior de 3?
- E o vizinho menor?

Passámo depois para os numerais ordinais ( indicam o numero de ordem, posição ou lugar numa série.) É esta experiência que aqui vos quero deixar hoje. 
As crianças mais velhas  sabem a "cantilena " do primeio segundo terceiro, até ao decimo . As mais novas deram resposta até ao sexto.
Pedi-lhes para fazerem um prédio. Os mais novos tinham que desenhar até ao sexto andar ( uma janela cada andar), os mais velhos tinham que desenhar até fazerem  10 andares.
Que aconteceu?

_ Os mais novos desenharam a casa com as seis janelas colocadas por ordem de altura.
-Os mais velhos foram desenhando janelas e quando o espaço em altura se esgotou voltaram abaixo e continuaram.   Ou seja, tínhamos 6 elementos organizados em altura, como o espaço se esgotou voltaram ao nível do primeiro e colocaram mais 4 elementos. Designaram cada janela como, primeira segunda terceira quarta quinta sexta. A que ficou ao nível da primeira continuaram a designar como sétima e por aí em diante. 
A situação acima descrita diz-nos que as crianças t6em noção de cardinal mas ainda existe algum confusão na ordem. A assimilação dos conceitos nem sempre é linear, Só podemos dizer que a criança assimilou quando faz a aplicação do conceito  através de situações váriadas. Por isso não concordar com a avaliação  de competêmcias obrigatória que temos que fazer trimestralmente nestas idades.

1 comentário:

  1. Boa noite!!

    A Maria Inês ontem falou-me que tinha feito os números, mas que não tinha conseguido muito bem. Não vinha muito satisfeita!!! Queria fazer bem!! Foi muito engraçado... Tentei explicar-lhe que para a próxima vez iriam sair melhor... mas acho que não ficou muito convencida disso!!!! Lol!!
    Hoje disse-me que tinha feito prédios com andares... perguntei-lhe se tinha gostado, disse que sim... agora percebo melhor!!!!! Amanhã tornaremos a falar sobre o assunto......
    Bjs e obrigada Luísa por partilhar connosco tudo isto!!!!

    ResponderEliminar