sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mascarados de bruxinhas e bruxinhos fomos ao lar da Misericórdia. O encontro com a população.

Outubro

Sexta feira dia 31

Vestidos a rigor ( com sacos de plástico pretos) fomos dar alguns momentos de alegria ao Lar da Misericórdia. Levámos alguns rebuçados para tornar a vida mais doce. Em breve estarão aqui os registos no interior do edificio. 

O percurso foi muito animado sobretudo pelo carinho que a população nos foi transmitindo. Agradecemos á farmácia Monte que amavelmente nos veio surpreender com doces sem que nós tivéssemos pedido. Agradecemos ao avô do Gonçalo Marchana que nos foi levar um saco com muitos doces e gomas. Agradecemos ainda à mãe da Leonor que nos foi levar também um saco cheio de doces da época. Partilhámos com todos os meninos do jardim. Obrigado!

Eis as imagens que nos foi possível tirar...
Ao sair do jardim de INFANCIA


O lanche amavelmente oferecido no lar

Na rua de Cambaia fomos muito acarinhados por quem passava


 Já de regresso ao jardim...


Brevemente colocarei aqui os registos com os nosso idosos.

Tivemos vários carinhos neste dia, o avô da Diana Madruga fez-nos uma abóbora do dia das bruxas... vejam só

 

Pedir os Santos



Numa tentativa de reviver a tradição de "pedir os Santos" na véspera do 1º de novembro, saímos hoje de manhã para dar uma volta pelas ruas da vila. Fazendo uma ligação com o Dia das Bruxas que se foi instalando, os meninos assustaram transeuntes e comerciantes para, de seguida, pedirem os Santos. O resultado foi uma grande animação, sacos cheios de doces e fruta e
  sustos enormes!





































quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O nosso dicionário ilustrado e a interpretação das crianças. Os anos do Pedro.

Outubro

Quinta feira dia 30

 Paralelamente à preparação das roupas das bruxinhas, fizeram-se outras atividades como a ilustração de algumas páginas do dicionário. Já tínhamos feito a seleção das palavras em dias anteriores e festejámos os anos do Pedro no inicio da tarde. Os adultos cortaram os sacos e deram-lhe alguma forma  e os meninos colaram os simbolos.

Eis os registos do nosso dicionário.












quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Os simbolos do dia das bruxas

Outubro

Quarta feira dia 29

O dia das bruxas tem vindo a ser festejado na nossa sala. A bruxa é uma personagem que faz parte do mundo imaginário da criança. Ao longo das últimas semanas as histórias que se têm vindo a contar são histórias de bruxinhas. Não são as personagens horrendas e más que as histórias tradicionais nos mostram mas, figuras que na sua magia conseguem também ser sensiveis, solidárias,  com sonhos e medos como todos os seres humanos.

Hoje vimos a simbologia que por norma está ligado às bruxas. Surgiu o morcego, a abobora,   os fantasmas, os chapéus, as aranhas   e as meias às riscas. Descobrimos ainda outros símbolos como os que identificam as casa de banho, os sinais de perigo etc. Serão estes objeto de trabalho em breve. Eis alguns registos: