segunda-feira, 9 de junho de 2014

Visita à escola do castelo. A esfera a bola, o circulo e a circunferência. O maluquinho da bola.

Junho

Segunda feira dia 9

O dia começou bem! Tivemos um presente logo pela manhã. Chegou a mesa de água oferecida metade pela junta de freguesia e metade dos fundos da feira de S. Martinho. Todos fomos receber o presente.

 Obrigado à junta de Freguesia e obrigado a todos os pais que tanto contribuíram na feira para juntarmos este dinheiro.

Hoje saímos para uma visita surpresa. Fomos visitar a escola do castelo. Brincámos no jardim enquanto os meninos estavam no ensaio para a festa. Todos acharam que o parque exterior era como o do nosso jardim. Os meninos adoraram as balizas e a rede de vólei. 

Após o lanche o professor Manuel recebeu-nos com amabilidade assim como todas as colegas que ali trabalham.

Vimos as salas. o professor Manuel explicou aos meninos que hoje as cadeiras estavam colocadas de forma diferente para os meninos não copiarem o que estavam a fazer. 

Os nossos amigos do ano anterior receberam-nos com muitas saudades.

Obrigado a todos.

Os nossos meninos não quiseram fazer perguntas, acharam que tudo se enquadrava na imagem que tinham da escola "primária".

De volta à escola os mais velhos continuaram sem comentar a visita de forma espontânea pelo que perguntei o que tinham achado. Nada disseram. A Diana perguntou onde estava o resto. "Resto? " perguntei eu. 'Sim, os jogos e as coisas para brincar"... A Diana tem 4 anos.

Lamento por não ter feito registo de imagens.

No período da tarde ouvimos uma história de Luísa Duclas Soares que se enquadra no período que as crianças atravessam e nos foi muito útil hoje. A história fala-nos do ' O maluqinho da bola". Foi  depois da leitura que surgiu a esfera, a bola de futebol , o circulo e a circunferência. A propósito do futebol familiarizaram-se as crianças com a esfera. A bola de futebol é uma esfera, mas nem todas as bolas assim o são. O Rodrigo descobriu que a bola de râguebi não é. Vimos depois que uma bola não é um circulo, mas ambos são redondos. Uma circunferência é um circulo. E toda esta conversa porquê?
Porque todos gostam de futebol!
E sabem o que o projeto do futebol já nos proporcionou?
Conhecimentos geográficos- Continentes e países
Conhecimentos matemáticos :  quantidades, formas geométricas, coleções, padrões, posicionamentos no espaço etc.
Vocabulário novo
Leitura
Simbologia
Valores - Cooperação, partilha, trabalhar para um fim comum.
Eis alguns registos do dia de hoje:







 

Sem comentários:

Enviar um comentário