terça-feira, 1 de abril de 2014

A frase, a forma oval, retas ondas e curvas.

Abril

Terça feira dia 1

Dia dos enganos. Hoje foram recebidos com mentiras inofensivas. A excitação já estava no ar, há que acalmar e seguir em frente. Na conversa de grupo vimos que já tínhamos chegado a Abril. Neste mês, o Guilherme e a Inês fazem anos. 

Em conjunto desarrumamos a sala para a ginástica semanal. Foi animado. Uma criança não quis participar. A coreografia da semana passada está a andar, os pequenos também levantam a perna passam a bola e tudo o mais.

No segundo momento da manhã, os mais velhos estiveram a ler. LER? SIM! A frase era "O pinto pintão é bonito". Dois dos meninos leram rapidamente. Depois de terem tomado conhecimento do conteúdo, pedi-lhes para um a um ler. 
Com o dedinho, uns lerem palavra a palavra
Outros, na mesma palavra leram tudo.
Quando lhes perguntei  o que estava escrito nas outras palavras responderam que não sabiam.
Li novamente com os olhos. Pedi-lhes para lerem e me mostrarem com o dedo onde estava escrito o que diziam. 
Desta vez houve sintonia entre o deslocar do dedo e as palavras.

Fizemos depois um jogo em que pedi uma das palavras a cada criança sem ser pela ordem da frase. 
Alguns confundiram pinto com pintão.
Fomos ver a ordem da frase. Pedi-lhes para colocarem as palavras pela mesma ordem ( palavras soltas) . Esperava com esta atividade familiarizar as crianças com a designacão  frase, com a sucessão das palavras, com os espaços, e sensibilizar para que quando mudamos a ordem das palavras a frase fica diferente. Duas das crianças leram  quase tudo.

O grupo dos quatro anos esteve a experimentar  fazer a forma oval. Analisámos depois se a forma oval tinha bicos... Repetiram até  se aproximar do ovo.
Passo dois : fizemos retas,  ondas e círculos. Cada criança tinha que desenhar retas, ondas e pequenos círculos no seu ovo. Depois poderiam desenhar os ovos que lhes apetecesse e fazer o que entendessem dentro, mas este ovo era especial. Retas/ondas e circulos. Falámos ainda em linhas curvas.

Os meninos mais novos estiveram a exercitar a tonacidade, a apreensão manual e a pintar dentro da linha de fronteira. Só uma das crianças não verbaliza a maioria das cores.

Tiveram ainda oportunidade de escolher os seus projetos. Algumas das crianças mais velhas tentaram fazer um jogo de regras que durou 2 minutos, pelo que foram incitadas a fazer de novo na presença do adulto.  Chegaram ao fim e queriam repetir!!!!!!!!

Deixo-vos hoje alguns registos de atividades que têm vindo aqui a ser faladas. Os ovos virão amanhã.


O jardim dos jardineiros _ aida

o Bombeiros e carros - pedro branquinho

Os pedreiros - david

Os austronautas e os foguetões - Guilherme






Sem comentários:

Enviar um comentário