quinta-feira, 20 de março de 2014

Festejar a chegada da Primavera

Março

Quinta feira dia 20

Hoje a conversa da manhã foi feita na mesa do hall de entrada.  A maioria das crianças trouxe as frutas conforme combinado no dia anterior. Vimos que havia muitas bananas e laranjas. Algumas maças, pêras, kiwis, 1 ameixa e uma caixa de morangos. 

Ao iniciarmos a salada de frutas, tivemos um contratempo, acabou a água. O receio que a água não voltasse até há hora do almoço impediu de usarmos as tigelas para colocar a fruta que se ia partindo.
Solução encontrada? Cortarem todos a fruta para o mesmo sitio. A maioria das crianças cortou morangos. Outros descascaram as laranjas. As frutas mais duras foram preparadas pelos adultos. Mas alguns meninos não desistiram e ainda cortaram uns pedaços de maça.

Feita a salada, fomos para a sala lanchar e combinar o plano do dia uma vez que hoje era um dia especial. 

Definimos a seguinte sequência:

Depois do lanche, teríamos  música, depois relaxávamos no jardim.  Quando todos os meninos acabassem a aula de música faríamos uma sobremesa antecipada de frutas.

Assim aconteceu, no jardim quase todos comeram a fruta com satisfação. Alguns meninos repetiram 3 vezes. O dia  tornou- se bonito, as nuvens tinham desaparecido. Parecia que a nossa homenagem à nova estação do ano estava a resultar.

No período da tarde, fizemos combinações de flores. Foi esta a forma de nos lembrarmos que a primavera chegou.

Ter noção das estações do ano é uma forma de a criança ir construindo a noção de tempo, a noção do ano.

 Eis os registos em imagem:




manifestação de carinho 









poucos foram as crianças que não comeram. Perguntei ao Gonçalinho Mauricio se já tinha comido pois não tinha o copo na mão. Diz-me ele:
- Já comi tudo. 
- E o copo ond está?
- Comi também...
Finalmente lá contou a verdade, "Não quero, não gosto!"
Na parte da tarde, foi assim:







Sem comentários:

Enviar um comentário