quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dissolução. Musica e formas

Janeiro

Quinta feira dia 16

Começámos o dia com a experiência agendada para a semana anterior mas que não foi possível fazer.

Esta atividade foi toda filmada e estará no canal Públia do meo em breve.

A questão de partida para fazer esta experiência baseava-se na seguinte questão: O que acontece ao açúcar quando o deitamos  na água?

As sugestões foram variadas. Algumas crianças disseram que o açúcar ia derreter, outras, que se ia esconder e outras não arriscaram dizendo  não saber.

- Da experiência pude observar que muitos não sabem o que é um copo meio de água (ficará para outra experiência). 

Foi notório a diferença de interpretação dos  várias grupos etários. Todos viram o mesmo. Quando o açúcar foi mexido, deixou de ser visível.Os meninos mais velhos disseram que não o viam, mas os mais novos afirmaram que estavam a vê-lo.

- Quando o açúcar desapareceu, o termo derreter continuou e a educadora colocou a questão se colocasse manteiga na água se ela derretia. Todos disseram que não, que precisava de calor.

Finalmente o Pedro Branquinho disse que o açúcar se tinha misturado com a água. A educadora aceitou a resposta e disse que se chamava dissolução.







 A aula de música teve muito dinamismo. cantaram e dançaram!






Os meninos de 3 anos ainda organizaram todos os lápis por cores. Os de 4 anos fizeram formas iguais ás que estavam  desenhadas no quadro, com pauzinhos de gelado. Os de 5/6 anos andaram a descobrir os "amigos" do 3 e 4 ( decomposição do numero três e do quatro como por exemplo 2 mais 1,   1 mais 1 mais 1 etc.).


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