domingo, 8 de dezembro de 2013

Registo de atividades feitas, Processo ou produto final? Encontro na Igreja



Dezembro

Dia 6 de Dezembro

A manhã  foi fugaz entre noticias do dia, trabalhos a terminar e atividades livres. No Período da tarde fomos a um  encontro entre todos os meninos do pré escolar e 1 ciclo de vila Viçosa  na Igreja de Nossa Senhora. Como educadora tento não inserir religião no dia a dia do Jardim. A cultura local tem-me mostrado que os pais  gostam que os filhos façam esta visita. Filo com agrado pois a Igreja é linda. Estou à disposição dos pais para comentarem esta visita se assim o entenderem

Deixo mais registos de trabalhos. 
Nestas idades, em minha opinião é mais importante o processo que a criança adota para executar determinado trabalho do que o produto final. Lembro um dia destes, em que  uma criança fez um desenho em que todo o seu mundo estava na página. Ele foi descrevendo a família, a casa. os amigos os bichinhos de que gostava... Depois, pintou tudo. Pintou tanto que o produto final era uma mancha de cores sobrepostas. Mas que estava lá o mundo dele estava!!!!

Ou então outra criança que queria fazer uma torre com várias peças que tinha em seu redor. Colocou a maior na base e depois foi fazendo relações de todas as que restavam. Relações estas que se baseavam em encontrar sempre a maior de todas. Colocava-a em cima da outra e assim sucessivamente. O resultado foi perfeito. Tinha ordenado 8 peças por tamanhos. No entanto o que ele fez foi selecionar sempre a maior de todas das que iam restando na mesa. Não estava ainda naquela etapa em que olhando para 8 peças as seriava de imediato por tamanhos. O processo levou o adulto a adotar novas estratégias para este exercício.

A bola na interiorização da lateralidade 
registo feito por crianças de idades diferentes



 A Nossa participação na exposição "flores para Florbela"


Modelagem em massa de porcelana






O nosso jornal já passado a computador



Por último um pequeno registo da visita à Igreja

À espera do autocarro

Na Igreja estávamos um pouco dispersos...

Sem comentários:

Enviar um comentário