segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Gonçalo conta uma história. A minha posição na familia, a posição da familia emr elação a mim. A silaba

Dezembro

Segunda feira dia 9

As noticias do dia hoje foram em uníssono
 "Fiz a árvore de Natal".
 Muitas árvores que brilham. Perguntei porque pomos luz nas árvores. Nenhuma criança quis arriscar. Pedi-lhes para pensarem.
Falamos depois sobre o que é ser mau ou bom, a propósito de um comentário de uma das crianças "Tu és mau". Concordámos todos que ás vezes somos um bocadinho mauzinhos. Eu educadora referi que por vezes falo alto e não devia. Cada criança foi fazendo a sua autocrítica relativamente aos comportamentos menos bons. Chegámos à conclusão que todos temos uma parte boa e uma má. Nós somos o que quisermos ser. Se deixarmos a parte má ficar grande então fazemos coisas menos boas. Se deixarmos a parte boa crescer então, seremos todos boas pessoas. Esta conversa proporcionou  que todas as crianças se avaliassem quando brincavam, quando arrumaram, quando ajudavam, quando falavam alto. Foi entusiasmante!!!!!!!

No segundo período da manhã fizemos uma dramatização em que a educadora e a Augusta (assistente) se ofereceram para serem bisavós. Seguiram-se mais voluntários e assim nos apresentámos ao grande grupo. Primeiro os adultos para os netos e depois dos netos para os bisavós.

Para completar este trabalho da família fizemos ( os meninos de 4 e 5 ano) a divisão silábica das palavras familiares ( avô, avó, pai, mãe, tio, prima.)

AS crianças de 5 anos fizeram rapidamente, as de 4 notou-se que confundem conceitos. Todas contaram as letras da palavra. Teremos muitas oportunidades de brincar com sílabas.

No Período da tarde, o Gonçalo contou-nos um história de um livro trazido de casa. O empenho era tanto que todos ouvimos com atenção. Gostámos!

- Atividades livres. Observação do comportamento em grupo. quem é líder/ quem é submisso. Quem organiza? quem arruma?


Sem comentários:

Enviar um comentário