segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Diana trouxe o coelho 'Lino" . O coelhinho Lino e a cabra cabrês. conjunto dos animais da história. Noções de ordemordenar.

Novembro

Segunda feira dia 11

Hoje é dia de S. Martinho. Lembrámos o tempo que fazia na lenda de S. Martinho após a partilha da capa com o desprotegido e o dia de hoje ( calor e temperatura amena).

A Diana trouxe uma grande caixa com 1 coelho. Foi a alegria das crianças, todos queriam fazer festinhas. A dona disse-nos que o coelhinho se chamava Lino. Vimos o que comia... 
" Estas coisas redondinhas é comida?" dizia o Gonçalo Marchana.
 " Não", disse a Diana " Estas coisas verdes é  comida"...
"   E que pode ser verde para o coelho gostar? "
Não houve resposta...

- Ouviram depois os meninos a história do Coelhinho Branco adaptada ao Lino.
Falámos depois sobre a História. As crianças acharam que o Boi era pouco forte, porque foi medroso.
A formiga  foi corajosa...
Acharam que o coelho não devia ter deixado a porta aberta e que a cabra cabrês foi muito "mal educada".

Festejámos os anos do David. Cantámos-lhe os parabéns e comemos do seu lindo bolo. Parabéns David!!!!!!!!!!!!!!!! és o primeiro menino com 6 anos na sala. 





No período da tarde, os meninos de 4 anos estiveram a fazer ordenações por tamanhos com 5 elementos, enquanto os meninos mais velhos organizaram  conjuntos com os animais da história.

Para dificultar o exercício, foi-lhe pedido que colocassem também as fêmeas do animais. O boi/vaca, o cão/cadela, o galo/galinha, a formiga/formiga e o coelho/coelha.

Na reflexão da história, os meninos mais velhos fizeram uma série de perguntas aos amigos para se certificarem que a mesma tinha sido compreendida. O David e a Aida construíram corretamente as questões e os amigos responderam.

( as imagens serão colocadas àmanhã )

Eis as imagens

a História do Coelhinho "Lino" e a cabra cabrês

 Os anos do David


Sem comentários:

Enviar um comentário