quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Vamos aprender os dias da semana aos saltinhos... contagens crescente e decrescente. bolinhas de sabão



Outubro

Quinta feira dia 10

O dia começou com muitas noticias. Umas são de vivências chegadas outras longínquas mas... todos usam da palavra!!!! Conversa puxa conversa os dias da semana vieram à discussão no grupo. Ohhhhh! fez o adulto. Muitos meninos não sabiam a sucessão dos dias da semana...

Não faz mal, muda-se o que estava planeado e vamos lá aprender os dias da semana aos saltinhos.
"Com as pernas a abrir e fechar vamos dizer para cada movimento um dia da semana
Abre - segunda / fecha -terça / abre - quarta/ fecha - quinta/ abre - sexta/ fecha - sabado/ abre - domingo... e agora mais rápido sem nos enganarmos na palavra e movimento. E com os braço estica e dobra, vamos fazer o mesmo. para cada movimento um dia da semana..." Gostaram e no final do dia todos sabiam a cantilena. Agora vamos aplica-la no nosso dia a dia.

Mas o dia prometia mais variedade de situações. Os meninos de 4 anos davam continuidade à atividade de ontem, fizeram colagens por ordem de quantitativo decrescente, arrumaram cada quantidade em linha, dando a forma de um cacho de uva.

Os meninos mais novos, recém chegados à sala também tiveram muito ativos.


Fizeram bolas de plasticina. Não foi fácil... da mãozinha saía sempre um chouricinho... Mas foi só mudar o movimento da mão e  eis a alegria. Bola e circulo ainda é a mesma coisa para alguns meninos....

Por fim no período da tarde fizemos a experiência da semana, já conhecida dos mais velhos. Foi uma atividade de que todas as crianças gostaram muito. Os mais velhos já tinham pedido para repetir.
Eis os registos de imagem.


concentrados a fazer contagens...




AS bolinhas de sabão e o controle da expiração

1 comentário:

  1. Bom, muito bom...
    Mais um ano a sermos presenteados com as vivências diárias dos nossos filhos na sala de aula!
    Obrigada Luisa, por nos proporcionar um "contacto" próximo com o maravilhoso trabalho de desenvolve todos os dias com os nossos/ as meninos/ as... Obrigada por participar no crescimento do Gonçalo Marchana todos os dias.
    Beijinhos nossos
    Gabriela Calado Marchana

    ResponderEliminar